Muitos perguntam, o que esperar de 2016?
As previsões não são animadoras. A economia ainda se encontra instável, o câmbio e a balança comercial estão em desequilíbrio, estamos em meio a uma crise política e o crescimento do país está estacionado.
Então, o que esperar de 2016?
O ano será diferente se a atitudes e estratégias forem diferentes. Para enfrentar situações adversar é fundamental rever processos e definir novas formas de atuação. No meio empresarial, é importante rever velhos hábitos, estratégias que já não funcionam mais e reduzir custos em todos os âmbitos. Segue cinco dicas para começar bem o ano:
– Verifique todos os gastos da sua empresa e veja onde é possível reduzis custos. A telefonia, por exemplo, quando bem administrada, pode reduzir seus gastos em até 40%;
– Ouças seus clientes. Mais do que nunca é necessário oferecer ao mercado soluções que atendam as expectativas dos clientes. Para isso, faça pesquisas de satisfação, crie canais de comunicação para que o cliente possa dar suas sugestões e opiniões;
– Construa relacionamento com seus clientes. Não seja apenas um fornecedor, seja um parceiro para seus clientes. Busque se aproximar do seu público alvo;
– Invista em comunicação. Quem não é visto não é lembrado. Esteja na mente do seu cliente. Use formas criativas para se comunicar com seus clientes e consumidores. Redes Sociais, E-mail Marketing, SMS, ligação, cartas, etc;
– Acima de tudo, planejamento. Antes de colocar uma ação em prática análise todos os ângulos. Verifique ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos, qual o investimento necessário, se a sua equipe está capacitada, se sua empresa está preparada.
Procure outras empresas parceiras que possam contribuir com essas ações. Existem no mercado muitas ferramentas simples, eficazes e de baixo investimento.