CRM: Uma ferramenta eficaz para todo tipo de empresa

Há quem pense que o CRM seja uma ferramenta exclusiva de grandes empresas. Trata-se de um engano, pois para médias e pequenas empresas o uso dessa ferramenta pode contribuir diretamente com os resultados da organização.

Embora muitos ainda defendem a “crença” de que CRM significa “gastar dinheiro”, quando bem planejado o uso dessa ferramenta pode potencializar oportunidades e aumentar o faturamento da empresa.

Mas para isso aconteça é necessário bom planejamento de marketing. Isso não significa ter que contratar equipes caras ou comprar sistemas que não vai nem saber mexer, mas sim planejar corretamente as ações do CRM de acordo com as necessidades de sua empresa.

Muitos empresários não utilizam esta ferramenta de marketing porque não conhecem o que significa um CRM e como utilizá-lo da melhor maneira em uma pequena empresa.

O mais importante inicialmente é pensar sobre o seu tipo de negócio e as informações necessárias e importantes para obter de seus clientes. Por exemplo, se você possui uma loja de calçados, é interessante saber a numeração que usa um cliente seu.

Além disso, um bom CRM mantém um histórico atualizado das compras dos clientes, a fim de facilitar o envio de promoções e sugestões de compra.

Vantagens do CRM para pequenas empresas:

  • Personalização de ofertas e melhores chances de negociação;
  • Direcionamento preciso das ofertas de marketing;
  • Fidelização de clientes.

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