Mercado de cobrança passa por mudança de cenário e abre oportunidades para softwares de Call Centers

O mercado de cobrança tem passado por renovações constantes e isso tem aberto espaço para que desenvolvedores de softwares para gestão de Call Center, gravação de ligações, discagem automática, CRM e outras ferramentas de relacionamento com cliente ofereçam seus produtos.

Reza a lenda que o setor de cobrança adora crises, pois é nelas que ele cresce. Mentira. “Na crise ninguém cresce, o consumidor cobrado não paga. A verdade é: o setor de cobrança cresce junto com o mercado, com o varejo, com a oferta de crédito”, explica Anna Zappa, superintendente do Instituto Igeoc (Gestão de Excelência Operacional em Cobrança).

O Igeoc é a entidade que reúne as principais empresas de cobrança do país – cerca de 90% do mercado. A exemplo do que ocorre no varejo, as grandes empresas de cobrança também passam por um momento de reestruturação, com fusões e aquisições a todo vapor. “As principais empresas de cobrança do país têm investido pesado para melhorar os processos internos e a qualidade da abordagem dos clientes, através do treinamento dos funcionários e da realização de auditorias regulares”, comenta Anna.

Uma dessas mudanças são os formatos pelos quais as cobranças são realizadas. O telefone permanece como o canal de maior volume, mas o SMS é o meio que mais cresce. “É um canal efetivo pois por ele o consumidor é contactado a qualquer momento, sem constrangimento”, revela a superintendente.

Fonte: Revista Consumidor Moderno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *