A regulamentação do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) completa quatro anos em 2012, mas o que se vê é que muitas empresas continuam descumprindo as normas.
Segundo os órgãos de defesa do consumidor, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo consumidor com respeito ao funcionamento dos SACs é obter a gravação dos registros de conversas com os atendentes.
A gravação de ligações e o registro de atendimento são medidas obrigatórias para os setores regulados pelo poder público federal (área financeira, de telecomunicações, de planos de saúde e de transporte).
A manutenção da gravação das chamadas efetuadas para o SAC deve acontecer pelo prazo mínimo de 90 dias, durante o qual o consumidor poderá requerer acesso ao seu conteúdo.
Além disso, o registro eletrônico do atendimento deve ser mantido à disposição do consumidor e do órgão ou entidade fiscalizadora, pelo período mínimo de dois anos “após a solução da demanda”.
O não cumprimento da lei resulta em multas para as empresas. Segundo Ministério da Justiça, desde a publicação do decreto, já foram aplicados R$ 50 milhões em multas contra as empresas que, ainda assim, insistem em infringir a lei do atendimento em call centers.
Dentre seu portfólio de produtos, a Visys possui um sistema de gravação de ligações próprio a atender as necessidades das empresas de atendimento ao consumidor, assim como também possui o software de CRM, ferramenta que registra e mantém um histórico dos atendimentos a clientes/consumidores.
Fale conosco e saiba mais sobre as soluções Visys.